Aposentados japoneses voltam a estudar e se oferecem como voluntários em outros países

A aposentadoria pode ser o início de uma nova etapa produtiva e não necessariamente o confinamento definitivo em casa.
Uma recente pesquisa realizada pelo governo japonês revelou que 70% das pessoas entre 60 e 69 anos querem continuar contribuindo para a sociedade, informou o jornal Nikkei.
Quase 15% da população japonesa é composta por sexagenários.
Eles pertencem à geração que nasceu pouco depois da guerra e que foi a chave para o progresso econômico do país durante o período pós-guerra.
Apesar da aposentadoria, são pessoas que pretendem continuar trabalhando e contribuindo.
O acúmulo de experiências que tem um aposentado pode ser aproveitado por outras pessoas.
É o caso de Shinji Matsumoto, 64, engenheiro, que esteve por dois anos no Vietnã como parte de um programa de voluntariado da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Matsumoto ensinou os engenheiros vietnamitas a elaborar planos de negócios, melhorar a eficiência no trabalho e garantir a segurança nos locais de produção.
Além disso, presta  assessoria a cerca de 50 empresas japonesas, sem se desligar do Vietnã, para onde frequentemente viaja com o objetivo de ministrar palestras.
A Genius Corp, uma empresa de recursos humanos para idosos com conhecimentos técnicos e experiência em negócios, tem uma lista com cerca de 250 engenheiros e 50 especialistas em negócios internacionais.
Desde que foi criada em maio de 2011, tem recebido muitos pedidos de empresas japonesas e estrangeiras interessadas em contratar seus serviços.
A universidade Rikkyo abriu em 2008 um centro de aprendizado dirigido às pessoas com mais de 50 anos. A demanda desde então tem ultrapassado as expectativas. A cada ano, mais de 500 pessoas mostram interesse nos cursos.
Entre os estudantes, cuja idade média é de 62 anos, há desde donas de casa até advogados.
Um exemplo é o de Jun Kadoda, 64, ex-diretor financeiro da filial japonesa da JPMorgan e ex-vice-presidente da Citibank Japan.
Ele se aposentou no ano passado e em abril se matriculou no programa com a intenção de aprender coisas que estavam fora da sua realidade no trabalho.
Quando se aposentou, recebeu uma proposta de emprego bem remunerado, mas ele recusou porque tinha a intenção de começar algo totalmente novo.

Fator Previdenciário

SIMULAÇÃO DO CÁLCULO
Expectativa de Sobrevida: Tabela (Dezembro/2010)

Funcionamento: Indique a idade no menu abaixo; em seguida, digite o total de anos de contribuição para o INSS, marque o tipo da aposentadoria e simule!

Idade:

Anos de contribuições:

Tipo de aposentadoria:
Tempo de contribuição(Homem)
Tempo de contribuição(Mulher)
Tempo de contribuição(Professor)
Tempo de contribuição(Professora)