Aposentadoria não é o fim da carreira: a terceira idade vai começar, realmente, por volta dos 70, em 2030

O envelhecimento vai exigir mais oportunidades de trabalho e estudos para os idosos em 2030.
A população de brasileiros com mais de 60 anos de idade, em 2030, será de 41,1 milhões. Um aumento de 96,6% em relação aos 20,9 milhões de sessentões apurados em 2010.
 Luciano Schweizer , coordenador do setor privado do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), disse que quem vai ter 60 anos em 2030 hoje tem por volta de 45 anos e que para esta geração, a vida profissional não vai acabar aos 60 anos com a aposentadoria.


"Ao contrário, vai ser a chance de se reciclar e começar um novo ciclo de trabalho. Estudando mais ou investindo num sonho como empreendedor. Hoje, por exemplo, já se percebe uma atualização no comportamento do idoso. Há 20 anos, o idoso ficava em casa cuidando dos netos, hoje uma pessoa de 60 anos estão saindo para namorar”, afirmou ele.

Em 2030, segundo Schweizer, a terceira idade vai começar, realmente, por volta dos 70 ou 75 anos.
O estudo sobre envelhecimento, divulgado ontem pelo do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), fez um balanço sobre os impactos financeiros no INSS, no SUS e nos planos de saúde.

Fator Previdenciário

SIMULAÇÃO DO CÁLCULO
Expectativa de Sobrevida: Tabela (Dezembro/2010)

Funcionamento: Indique a idade no menu abaixo; em seguida, digite o total de anos de contribuição para o INSS, marque o tipo da aposentadoria e simule!

Idade:

Anos de contribuições:

Tipo de aposentadoria:
Tempo de contribuição(Homem)
Tempo de contribuição(Mulher)
Tempo de contribuição(Professor)
Tempo de contribuição(Professora)