Melhore a renda ao longo da aposentadoria

Embora a expectativa de vida do brasileiro esteja, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 73,4 anos, o trabalhador em nosso país deve ter cuidado e planejar-se financeiramente para viver acima de 85 anos ou até mesmo 90 anos.
A primeira ação no sentido de garantir renda ao longo da vida de aposentado é continuar trabalhando, mesmo que parcialmente, após a aposentadoria do INSS.
Se o aposentado gosta da profissão em que sempre trabalhou, deve continuar com a atividade; se não, recomenda-se que busque uma ocupação remunerada que lhe satisfaça.
Permanecer ativo no mercado de trabalho garante renda complementar à aposentadoria e vida mais saudável, o que significará gastos menores com saúde.
Quanto à vida financeira, existem diversos investimentos para quem quiser sair-se melhor na velhice.
A caderneta de poupança é a melhor opção para quem ganha até R$ 5 mil guardar o que lhe sobra.
A compra de imóvel residencial ou comercial garante uma aposentadoria mais estável; neste mercado há ainda o fundo imobiliário.
Os planos de previdência privada são bons porque possibilitam abatimento no imposto de renda.
Há ainda os títulos do Tesouro com os quais se pode obter rendimento superior em relação à poupança.
O importante é evitar que o dinheiro acabe antes do fim da vida, como aconteceu com famoso playboy Jorge Guinle, um dos herdeiros da rica família que construiu o hotel Copacabana Palace, junto à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Ele recebeu uma grande herança, gastou tudo e acabou vivendo de favores na velhice.
Um ano antes de morrer, em entrevistas a jornais e revistas ele afirmou:
--Nunca me passou pela cabeça que viveria tanto. Achei que fosse morrer com uns 75 anos e estou com 87. Calculei mal, gastei tudo antes da hora e me ferrei".


Fator Previdenciário

SIMULAÇÃO DO CÁLCULO
Expectativa de Sobrevida: Tabela (Dezembro/2010)

Funcionamento: Indique a idade no menu abaixo; em seguida, digite o total de anos de contribuição para o INSS, marque o tipo da aposentadoria e simule!

Idade:

Anos de contribuições:

Tipo de aposentadoria:
Tempo de contribuição(Homem)
Tempo de contribuição(Mulher)
Tempo de contribuição(Professor)
Tempo de contribuição(Professora)