Negociação para fim do fator previdenciário avança

Prossegue dia 10 próximo a negociação do governo e sindicatos para o fim do fator previdenciário que achata o valor das aposentadorias.
Na sequência, em agosto, o fim do fator previdenciário deverá ser votado na Câmara dos Deputados, a partir de proposta a ser enviada pelo executivo.
As lideranças sindicais e de aposentados defendem a proposta, em tramitação na Câmara, que prevê a substituição do fator previdenciário pelo sistema 85/95.
O 85/95 soma do tempo de contribuição com a idade (85 para mulher e 95 para homem), e não teria redução de média salarial, usada com base para o cálculo do benefício.
Com o fator previdenciário, o trabalhador que se aposentar hoje aos 50 anos, depois de 35 anos de trabalho (no caso de quem começou aos 15 anos, como aprendiz) o valor a receber é 40% menor do que a média das contribuições; no modelo 85/95, o trabalhador perderia 10%.
No caso de quem se retira da ativa com 53 anos, após 37 anos de trabalho (começou a trabalhar aos 16), a perda, pela regra atual, seria de 30%, enquanto na proposta 85/95 seria de 5%.
Já os que param aos 56 anos, com 39 anos de contribuição, o benefício é integral pela fórmula 85/95.

Fator Previdenciário

SIMULAÇÃO DO CÁLCULO
Expectativa de Sobrevida: Tabela (Dezembro/2010)

Funcionamento: Indique a idade no menu abaixo; em seguida, digite o total de anos de contribuição para o INSS, marque o tipo da aposentadoria e simule!

Idade:

Anos de contribuições:

Tipo de aposentadoria:
Tempo de contribuição(Homem)
Tempo de contribuição(Mulher)
Tempo de contribuição(Professor)
Tempo de contribuição(Professora)