Dilma chacoalha a Previdência Social

Em maio, a presidenta Dilma Rousseff chacoalhou a Previdência Social ao sancionar a lei federal nº 12.618 que acabou com a regalia da aposentadoria integral para futuros servidores federais. 
A lei criou a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), a vigorar em novembro, com o qual deverão contribuir os funcionários públicos da União, para aposentarem-se com mais do que o teto do INSS (R$ 3.912,20).
O fundo da Funcresp só valerá para os servidores nomeados após a sua regulamentação e provocará uma alteração positiva enorme na Previdência.
E mais: Estados e municípios já receberam a ordem do Palácio do Planalto para traçarem também os seus fundos complementares.
Agora Dilma quer extinguir o fator previdenciário, fórmula criada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que reduziu o benefício e adiou a aposentadoria dos segurados do INSS.
As repercussões do fim do Fator Previdenciário são mais abrangentes e beneficiará os trabalhadores em geral.
O famigerado fator tucano dará lugar à regra conhecida como 85/95 - soma da idade e tempo de contribuição de mulheres e homens, respectivamente.
A regra é defendida como mais vantajosa, pois com ela será mais fácil aposentar-se pelo teto da Previdência.

Fator Previdenciário

SIMULAÇÃO DO CÁLCULO
Expectativa de Sobrevida: Tabela (Dezembro/2010)

Funcionamento: Indique a idade no menu abaixo; em seguida, digite o total de anos de contribuição para o INSS, marque o tipo da aposentadoria e simule!

Idade:

Anos de contribuições:

Tipo de aposentadoria:
Tempo de contribuição(Homem)
Tempo de contribuição(Mulher)
Tempo de contribuição(Professor)
Tempo de contribuição(Professora)