Aposentadoria está na raiz da violência doméstica contra o idoso

A informação faz parte de estudo, com dados de 2008 a 2011, da Central Judicial do Idoso, órgão, ligado ao Tribunal de Justiça, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, no Distrito Federal.
O filho (ou filha) supõe que os pais por conta da idade não têm mais condição de decidir sobre o uso do dinheiro da aposentadoria ou pensão e se apossa de tudo.
Para a promotora da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Sandra Julião, isso é uma violência ao aposentado na sua liberdade de decisão.
“A pessoa idosa vai delegando os seus atos e a sua autonomia, abrindo mão dela mesma. E fica fragilizada”.
A promotora acrescentou que o descaso com os idosos é mais complexo do que parece.
De acordo com ela, muitos dos casos atendidos pelo Ministério Público têm a ver com familiares com dependência de drogas ou álcool, que avançam sobre as aposentadorias dos idosos para suprimento do vício.
A pesquisa apontou que 60% dos casos de violência são cometidos contra a mulher, pensionista ou aposentada.
A presidente do Conselho do Idoso do DF e coordenadora do Núcleo de Defesa do Idoso da Defensoria Pública, Paula Ribeiro, afirmou que os dados refletem pesquisas feitas em âmbito nacional.

Fator Previdenciário

SIMULAÇÃO DO CÁLCULO
Expectativa de Sobrevida: Tabela (Dezembro/2010)

Funcionamento: Indique a idade no menu abaixo; em seguida, digite o total de anos de contribuição para o INSS, marque o tipo da aposentadoria e simule!

Idade:

Anos de contribuições:

Tipo de aposentadoria:
Tempo de contribuição(Homem)
Tempo de contribuição(Mulher)
Tempo de contribuição(Professor)
Tempo de contribuição(Professora)