Orientação financeira a quem vai aposentar-se a curto prazo

O descontrole financeiro familiar leva cerca de 85% dos lares do Brasil a estourarem os orçamentos mensais, a gastarem mais do que ganham, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O administrador e consultor em finanças pessoais Erasmo Vieira (foto), sócio-proprietário da Planilhar - Planejamento Financeiro, diz que este problema financeiro está muito presente junto às pessoas que irão aposentar-se em curto prazo.
Segundo Vieira, algumas empresas possuem planos de previdência que complementam a aposentadoria do INSS; outras não, sendo necessário que o funcionário, ao aposentar-se, volte a trabalhar para complementar o benefício do INSS.

Vieira afirma que qualquer que seja a situação é fundamental a reeducação financeira do profissional:
1º - Na maioria das vezes o aposentado, após anos de trabalho, deverá aprender a viver com a nova realidade financeira mensal, normalmente abaixo do que ele ganhava dentro da empresa.
2º - Se a expectativa de vida da população era de 60 a 65 anos, hoje esta já está acima de 75 anos; então, o período programado de vida financeira deve ser bastante planejado.
3º - Normalmente, na hora da aposentadoria recebe-se bom dinheiro, cujo uso deve ser planejado, pois pode parecer muito agora, mas qualquer dinheiro sem planejamento pode acabar rapidinho.

Orientações práticas quanto a despesas:
* Todas as dívidas devem ser quitadas; a casa deve estar em ordem para a nova realidade financeira.
* Todos devem fazer controle do orçamento mensal para o planejamento, de acordo com a nova realidade de recebimento mensal.
* Fica proibido o pagamento de todo e qualquer juro; juro é valor que sai da renda sem trazer benefício algum.
* Compre sempre à vista; caso não se tenha o dinheiro todo agora, adie a compra.
* Não se deve tomar decisão financeira tempestiva; analise bem a compra de sítio, a reforma da casa ou a compra outro carro.
* Cuidado com os aproveitadores; no momento em que a pessoa recebe dinheiro extra, aparecem muitos para pedir "ajudazinha"; cuidado com os vendedores que querem empurrar tudo para o aposentado "cheio da grana".

Orientações para outros usos do dinheiro:
* Dê prêmio para quem trabalhou estes anos todos e agora vai se aposentar; pague-se primeiro: faça viagem, troque de carro ou faça festa, porém, tudo dentro de sua realidade, lembre-se de seu futuro.
* Não invista o dinheiro em coisa que não se conhece.
Muitas pessoas, após trabalhar muitos anos em como engenheiro mecânico dentro de fábrica, ao receber o dinheiro, querem abrir loja de roupas, bar etc;o risco de falir é muito elevado, por desconhecimento do ramo.
No primeiro Plano de Demissão Voluntária (PDV) do Banco do Brasil, por exemplo, vários bancários compraram franquias das mais diversas.
O resultado disto é que a maioria dos negócios quebrou.
Negócio, por menor que seja, exige planejamento antes de investimento.
O Sebrae, que está aí para orientar, mostra que a maioria dos negócios fecha em até dois anos por falta de planejamento.

Caso verídico, apresentado por Vieira:
Funcionário de grande mineradora aposentou-se aos 50 anos de idade e pensou o seguinte:

"Vou comprar lanchonete para trabalhar pouco e com o valor que retirar da lanchonete, pago as faculdades dos meus dois filhos adolescentes".
Os filhos estavam no ensino médio.
O que aconteceu: o dinheiro da aposentadoria estava sendo usado para complementar as contas da lanchonete.
Os filhos entraram nas faculdades, o que elevou os gastos mensais da família.
As dívidas acumularam-se e o carro estava a ponto de ser tomado, pois o financiamento não estava sendo pago.
Foram necessárias a venda da lanchonete e busca de recolocação no mercado de trabalho para recompor as contas.
O que aconteceu a este aposentado é comum a quem não recebe orientação neste momento da vida.
Segundo Vieira, pouco de dinheiro bem administrado pode não proporcionar a viagem dos sonhos, o carro importado, a fazenda no interior ou a casa na praia, mas não causará a dor de cabeça, a insônia, a gastrite e outros males que dívida acarreta.

Sobre o consultor:
Erasmo Vieira desenvolve, desde 1999, consultoria em finanças pessoais atuando como palestrante e facilitador de cursos.
Diplomado pela Associação dos Delegados da Escola Superior de Guerra - ADESG - MG, é profissional de referência da Fiat Automóveis S/A.
Colaborador para os sites www.vendamais.com.br e www.lagoinha.com desenvolveu o projeto Gestão do Orçamento Familiar para o escritório central dos Correios em Brasília, material que foi enviando à 98 mil mil funcionários.
Realizou cursos e palestras em empresas como BMB - Belgo Mineira Bekaert, Rede Globo de Televisão, Gessy Lever, CBTU/Metrô, Fundação João Pinheiro, Usiminas, Petrobras, TetraPak Embalagens, Liasa - Ligas de Alumínio S/A, Laboratório Geraldo Lustosa, Sofima, Secretaria de Estado da Fazenda - SRH, Pará Pigmentos S/A - (Grupo Vale do Rio Doce).

Fator Previdenciário

SIMULAÇÃO DO CÁLCULO
Expectativa de Sobrevida: Tabela (Dezembro/2010)

Funcionamento: Indique a idade no menu abaixo; em seguida, digite o total de anos de contribuição para o INSS, marque o tipo da aposentadoria e simule!

Idade:

Anos de contribuições:

Tipo de aposentadoria:
Tempo de contribuição(Homem)
Tempo de contribuição(Mulher)
Tempo de contribuição(Professor)
Tempo de contribuição(Professora)